Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Zephyranthes brasiliensis (Traub) Traub VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 11-04-2012

Criterio: D2

Avaliador: Maria Marta V. de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre no Estado doParaná e no RioGrande do Sul. Planta herbácea, terrícola ou rupícola, heliófila, tem frequência de ocorrênciaconsiderada esparsa. A espécie ocorre em Campos, em afloramentos rochosos com camada de solo, e Florestas Mistas, com Araucariaangustifolia, todas elas associadas ao domínio fitogeográficoMata Atlântica. Apresenta EOO de 280,27 km² e AOO de 4 km². As espécies deste gênero são muito sensíveis a perturbações emseu ambiente de ocorrência. A principal ameaça apontada por especialistas éa perda de habitat. As coletas conhecidassão antigas e não há registros de ocorrência em unidade de conservação, portanto, é possível suspeitar que, caso as ameaças continuem incidindo sobre a espécie, ela poderá ser transferida a uma categoria de maior risco em futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Zephyranthes americana (Hoffmanns.) Ravenna;

Família: Amaryllidaceae

Sinônimos:

  • > Cooperia brasiliensis ;
  • > Haylockia americana ;
  • > Haylockia pusilla ;
  • > Haylockia pusilla var. aurea ;
  • > Haylockia pusilla var. cremea ;
  • > Sternbergia americana ;
  • > Zephyranthes brasiliensis ;
  • > Zephyranthes pusilla ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Dados populacionais

É considerada de frequência esparsa (Biodiversitas, 2005) e com subpopulações distribuídas no Estado do Rio Grande do Sul (Dutilh, com. pess.).

Distribuição

Não se tem informações suficientes para se estabelecer o grau de endemismo no Brasil. Ocorre nos Estados Brasileiros do Paraná (Dutilh; Oliveira, 2012) e no Rio Grande do Sul (Biodiversitas 2005). Dutilh (com. pess.) afirma existirem coleções desta espécie no herbário da UFRGS, e confirma sua ocorrência neste Estado.

Ecologia

Planta herbácea, terrícola ou rupícola, heliófila. Ocorre em campos, muitas vezes em locais com afloramentos rochosos com camada de solo (Dutilh, com. pess.) e áreas pedregosas. Traub, no tipo da espécie, indica ocorrência de Z. brasiliensis no bosque de Araucaria (Araucaria angustifolia). Todas estas formações associadas ao domínio fitogeográfico Mata Atlântica (Biodiversitas, 2005; Dutilh; Oliveira, 2012). Apresenta bulbo subterrâneo e muitas vezes também o ovário (Dutilh, com. pess.).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes A principal ameaça apontada por Dutilh (com. pess.) para Z. brasiliensis é a perda de habitat, já que as espécies deste gênero são muito sensíveis a pertubações em seu ambiente de ocorrência.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo II da Instrução Normativa nº6 de 23 de setembro de 2008 (MMA, 2008), sendo, portanto, considerada "Deficiente de dados" (DD). Foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida pela Fundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

3.2 Population numbers and range
Situação: needed
Observações: Há incongruências relacionadas ao grau de endemicidade a nível nacional, além de lacunas de coleções em áreas onde esta pode potencialmente ocorrer (Dutilh, com. pess.; Biodiversitas, 2005; Dutilh; Oliveira, 2012).

4.4 Protected areas
Situação: needed
Observações: Com base no registros de coleta conhecidos, a espécie aparentemente não se encontra legalmente protegida dentro de nenhuma Unidade de Conservação (CNCFlora, 2011).

Referências

- DUTILH, J.H.A.; OLIVEIRA, R.S. Amaryllidaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB015454>.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- DUTILH, J.H.A. Comunicação da especialista Julie H. A. Dutilh, do Departamento de Botânica da Universidade Estadual de Campinas, para o analista Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, São Paulo, SP, 2012.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Zephyranthes brasiliensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Zephyranthes brasiliensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 11/04/2012 - 14:43:15